'Burgher King Lear' em Lisboa
® Maria João Caetano
O encenador João Garcia Miguel pegou no texto de King Lear de Shakespeare, cortou-o, amassou-o, deu-lhe voltas. Tal como se faz à carne dos hamburgers. É por isso que o espectáculo que hoje se estreia na Casa dos Dias da Água, em Lisboa, se chama Burgher King Lear.
"Nunca tinha trabalhado um texto de Shakespeare, um autor por quem senti sempre alguma atracção e alguma repulsa", explica Garcia Miguel. "Levei algum tempo a conhecê-lo e também a encontrar os actores certos para o representar." Os actores certos são o australiano Anton Skrzypiciel, que interpreta Lear e representa o texto original, em inglês, e o português Miguel Borges, que interpreta dez personagens, incluindo as três filhas de Lear, numa tradução livre para português.
Escolheram King Lear pelo desafio de "um texto irrepresentável" e pela "pertinência contemporânea": o modo como fala do amor ("o amor sente-se, usa-se, abusa-se, dificilmente se pode falar dele, não se pode intelectualizar senão desaparece", diz o encenador) e a dimensão política, relacionada com o poder Com a questão da herança, o que deixamos aos outros, o que recordam de nós"). O espectáculo fica em cena até 10 de Dezembro.
in DN 28 de Dezembro de 2006
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home